Foto: Bate-Papo Astronômico (Divulgação)
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Colégio Marista Santa Maria, na região central da cidade, na noite desta sexta-feira (26), mobilizando uma ampla operação de emergência. Após quase três horas de combate às chamas, o Corpo de Bombeiros informou que o incêndio foi controlado por volta das 22h30min, restando apenas focos isolados e o trabalho de rescaldo. Não há registro de feridos.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Em conversa com a reportagem do Diário, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, afirmou que acompanha a ocorrência desde os primeiros momentos e destacou que, apesar dos danos materiais, o fato de não haver vítimas é o mais relevante, diante da gravidade da situação.
– Nós estamos acompanhando esse lamentável episódio, que traz muita preocupação a todos nós. Pode-se dizer que não temos vítimas fatais ou pessoas machucadas. Isso é algo positivo. São danos materiais importantes, sem dúvida, e a gente sente muito – afirmou.
Segundo o prefeito, desde o início do incêndio houve mobilização imediata das equipes do município para prestar apoio às forças de segurança e emergência. Ele relatou que manteve contato direto com o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Samu, Defesa Civil, Hospital Universitário e também com a Corsan, para a disponibilização de caminhões-pipa, além do caminhão da própria Defesa Civil municipal.
– Foi uma grande mobilização para unir esforços e poder contornar esse lamentável episódio – disse.
Decimo também informou que entrou em contato com a direção do colégio logo nas primeiras horas. O diretor e a vice-diretora não estavam em Santa Maria no momento do incêndio, mas já se deslocavam de volta à cidade.
– Ambos estavam fora, mas já estão retornando. A preocupação deles era, principalmente, se havia alguma vítima e com o entorno do prédio – relatou o prefeito.
De acordo com o prefeito, ao conversar com a vice-diretora, ele repassou as informações mais recentes sobre a situação no local.
– Eu tranquilizei dizendo que era realmente um incêndio de muito grandes proporções, mas que já estava relativamente controlado. Não estava extinto, mas as chamas não estavam aumentando, estavam diminuindo devagar – explicou.
Possíveis causas
Sobre as possíveis causas do incêndio, o prefeito reforçou que ainda não há confirmação oficial e que a apuração dependerá de perícia técnica. No entanto, há uma estimativa preliminar.
– Não se tem ainda uma certeza com relação à causa, mas estima-se que seja algo ligado à parte elétrica do prédio. É uma estimativa preliminar. A partir de agora, os profissionais vão fazer as perícias e trazer a causa provável – afirmou.
Segundo informações repassadas pela vice-diretora ao prefeito, o incêndio teria começado nos andares superiores do prédio, possivelmente no último andar ou no sótão. O espaço era utilizado principalmente como depósito de materiais, além de ter uso parcial administrativo.
– Era um local usado como depósito. Ao longo do ano, foram feitos vários descartes e limpezas, então não havia grandes quantidades de material, mas ainda existiam livros, papéis e materiais didáticos – relatou.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 19h40min e atuou no combate com três guarnições e três caminhões auto bomba tanque. Caso o avanço das chamas exigisse atuação em maior altura, poderia ser necessária a utilização da Escada Magirus, equipamento disponível apenas em Porto Alegre e Caxias do Sul. Com o controle do incêndio, as equipes seguem no local realizando o rescaldo e avaliando os danos à estrutura.
Histórico
Fundado há 120 anos, o Colégio Marista Santa Maria é uma das instituições de ensino mais tradicionais da cidade. As causas do incêndio seguem sob investigação, e novas informações devem ser divulgadas após a conclusão do trabalho das equipes e da perícia técnica.
Acompanhe ao vivo